Paloma Faria Quintas (Paloma Barreto)

Paloma Faria Quintas  (Paloma Barreto)

Formação Profissional:

Bailarina Clássica (Método Cubano) pelo Conservatório Carlos Gomes. (DRT: 23076/SP)

Atriz formada pelo Conservatório Carlos Gomes (DRT: 23076/SP)

Jornalista formada pela Faculdade de Jornalismo da PUC – Campinas (MTB: 53868)

Experiência Profissional:

Como bailarina e atriz atuou em ballets de repertório, desde 1997

Figuração em comerciais e novelas, desde 1999

Atua como atriz em espetáculos e campanhas institucionais pelo grupo Téspis de Teatro desde 2003

Em 2003/2004 atuou na peça infantil “Turma dos Vitaminics” – projeto pedagógico, na área de nutrição, que percorreu mais de uma centena de escolas da Região de Campinas atingindo milhares de crianças na faixa etária de 4 a 8 anos de idade.

Em 2004 foi selecionada pelo renomado diretor Toni Venturi, para atuar em uma campanha institucional da Infraero, para TV, sob sua direção.

Em 2005 e 2006 protagonizou a peça infantil “O Mistério da Sombra Perdida”

Em 2007 atuou como uma das bruxas no Curta-Metragem “As Bruxas de Macbeth” de Igor Capelato e no musical “The Best of Musicals” dirigido por Paulo Cunha Branco.

Em 2009 passou a integrar o Grupo Galhofas & Dramas, e foi bailarina convidada a abrir o festival ECODança de Limeira. Também passou a integrar a Cia Cupim de Teatro, no espetáculo “Uma Mulher Vestida de Sol” dirigido por Alice Possani, com o qual foi premiada como melhor atriz coadjuvante no Festival de teatro de Indaiatuba.

Em 2010 foi convidada a integrar a Cia “Fios de Sombra” especializada em Títeres e Teatro de Sombras, pelo renomado diretor Rafael Curci , juntamente com Lucas Rodrigues..

CRONOLOGIA DOS PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS COMO BAILARINA E ATRIZ

1997: Conto de Natal, “O Quebra Nozes”, no papel da protagonista Clara

1998: “Coppélia” (Ballet de Repertório)

1999: Paquita (Ballet de Repertório)

2000: La Bayedere (Ballet de Repertório) / Macunaíma (como atriz e bailarina)

2001: La Fille Mal Gardée (Ballet de Repertório)

2002: O Corsário/ pas de trois Odaliscas (Ballet de Repertório) / Grand Pas de Quatre (Ballet de Repertório)

2003 a 2005: Vitaminics (Peça Infantil Pedagógica)

2004: Campanha Institucional da Infraero, dirigido por Toni Venturi e veiculada na TV Aberta / O Corsário – Jardim Animmé (Ballet de Repertório) / “Sonho de uma noite de verão” (como atriz e bailarina)

2005: Peça Infantil “O Mistério da Sombra Perdida” (pelo Grupo Téspis de Teatro) / Figuração nas novelas: “América”, “Começar de Novo”, “Malhação” / Participou do Festival de Verão de Músicas Latinas em Toronto, Canadá; como bailarina.

2006: “O Mistério da Sombra Perdida” (Campanha de Popularização do Teatro de Campinas) / Giselle (Ballet de Repertório) atuou como atriz no papel da duquesa Bathilde e como bailarina no corpo de baile das Willis.

2007: Atuação no Curta-Metragem “As Bruxas de Macbeth” de Igor Capelato. / The Best of Musicals – trechos dos melhores musicais da Broadway, como bailarina e coro.

2008: “Zilia” (Adaptação da tragédia Grega HIPOLITO – adaptação, direção e atuação) / “Contos e Cantos do Brasil” – Direção de Rubén Terranova / “A Velha onda do Faraó” – Direção Alexandre Souzah / “A Megera Domada” – Adaptação do texto e atuação.

2009: “A árvore das vaidades” – Temporada da peça infantil, apresentada durante o mês de mar ço como a Cia Galhofas & Dramas. / “Festa no Lixão” - Peça infantil apresentada pela Cia Galhofas e Dramas. / Bailarina convidada a abrir o festival “Ecodança” de Limeira. / “Mamma Mia” - Musical produzido pelo Drama Club do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos – Como atriz e bailarina. / “Uma Mulher Vestida de Sol” - de Ariano Suassuna, direção de Alice Possani, espetáculo com o qual foi eleita a melhor atriz coadjuvante do Festival de Teatro amador de Indaiatuba. / Se apresentou com a Variação “Fada Lilás” do ballet de repertório “A Bela Adormecida”, na Gala do I Pas de Cuba em Campinas.

2010: Se apresentou, na II Gala Pas de Cuba com a coreografia “Uma Noite nos Trópicos”, de Félix Rodríguez. / Bailarina convidada da escola Novo Spasso de Americana, como a madrasta de “Cinderela”.

2011: Se apresentou, na III Gala Pas de Cuba com uma variação da suíte do ballet “Napoli”. / Estreou no espetáculo de sombras "Anjo de Papel" da Cia. Fios de Sombra e também seu trabalho solo adulto "Cinza". Além disso passou a trabalhar como assistente de direção de Rafael Curci na montagem do espetáculo "Maresias".

2012: Se apresentou, na IV Gala Pas de Cuba com a coreografia “Un Concierto en Blanco Y Negro”, adaptado por Maria del Carmen e Miguel Rodriguez. / Bailarina convidada da escola Novo Spasso de Americana para atuar como a protagonista do espetáculo "O Mágico de Oz". Circulou por inúmeros festivais em todo o Brasil junto à Cia. Fios de Sombra apresentando todo o repertório do grupo.

2013: Se apresentou, na V Gala Pas de Cuba de Aniversário com a variação de Carlota Grisi do “Grand Pas de Quatre” e também na montagem da Suite do ballet "La Bayadere", com adaptação de Sahyli Presmanes.

2014: Com a Cia. Fios de Sombra participou do projeto "Circuito Sesc de Artes com o novo espetáculo do grupo "Do Fundo Do Mar".

Cursos Complementares

Documentário na TV Brasileira

Cinema e História do Brasil

Cinema Cultura e Mídia

Crítica da Cultura através do cinema

O Ator e a Máscara – Barracão teatro Ministrado por Tiche Vianna

Commédia Dell'Arte – Barracão teatro Ministrado por Tiche Vianna

Workshop de Commédia Dell'Arte ministrado por Will SaintClair

Workshop Memória e Música ministrado por Kelzy Ecard e Joana Lebreiro

← Mestres