Staff

Bernadete Faria

Bernadete Faria

Diretora Executiva na Perfil Produções, representante oficial do Pas de Cuba. Jornalista e Produtora Cultural, pós-graduada em Comunicação Pública, com mais de 30 anos de atividade nas diversas mídias: Jornal, Rádio Televisão e Web. Em 2009 a Perfil promove o primeiro Intercâmbio Cultural entre Brasil e Cuba, no segmento do ballet, trazendo para o Brasil, mestres do renomado Ballet Nacional de Cuba. Um evento que se repete anualmente com grande sucesso desde a primeira edição, quando reuniu mais de cem participantes provenientes de 40 escolas de ballet de todo o país e até do exterior. Todos os anos, dentro deste Intercâmbio Cultural entre Brasil e Cuba, a Perfil Produções patrocina cerca de 30 bolsas para bailarinos no projeto Pas de Cuba. A partir de 2012 intensifica este intercâmbio, enviando bailarinos selecionados dentro do Pas de Cuba, para se aperfeiçoarem nas Cátedras de Dança do Ballet Nacional em Havana. Em 2018, ao completar dez anos de existência, o Pas de Cuba passa a integrar uma proposta mais ampla: "Passos d'América", que dá origem à Escola Latino-Americana de Ballet, um sonho idealizado pelos irmãos Alonso (Fernando e Alberto), quando criaram a Escola Cubana de Ballet. Que esta metodologia de ensino fosse a base e a própria Escola Latino-Americana. (clique na foto para ler o currículo completo)


Paloma Faria Quintas  (Paloma Barreto)

Paloma Faria Quintas (Paloma Barreto)

Atriz, bailarina e jornalista profissional, formada pela metodologia cubana de ballet, no Conservatório Carlos Gomes de Campinas, onde cursou o Técnico de Teatro e Dança. No Pas de Cuba é professora de Condicionamento Físico, Teatro e Maquiagem. Integra a Cia. Fios de Sombra de teatro de animação, como atriz e produtora. Iniciou seus estudos de teatro em 2003 no Grupo Téspis, de Campinas, no elenco fixo da companhia. Fez parte da Cia Cupim de Teatro, com a qual recebeu em 2009 o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Teatro de Indaiatuba, com a peça "Uma Mulher Vestida de Sol". Em 2010 participou da fundação da Cia Fios de Sombra especializada em teatro de sombras e animação, ao lado do renomado diretor uruguaio, Rafael Curci, com quem desenvolveu seu trabalho com títeres. Como jornalista e produtora integra a equipe da Perfil Produções Culturais, da qual é sócia. Cursos complementares: “O ator e a Máscara” e “Commédia Dell’Arte”, ambos ministrados pela consagrada atriz e diretora Tiche Viana. Workshop de Commédia Dell'Arte ministrado por Will SaintClair; Workshop Memória e Música, ministrado por Kelzy Ecard e Joana Lebreiro; Documentário na TV Brasileira; Cinema e História do Brasil; Cinema Cultura e Mídia;Crítica da Cultura através do cinema... (clique na foto para ler o currículo completo)


Beatriz Faria

Beatriz Faria

Beatriz Garcia Faria é bailarina clássica e bacharelanda em Ciências do Esporte, pela Unicamp. Seu trabalho de conclusão de curso feito com bailarinas, tem como tema: “Correlacionando testes de potência anaeróbia, equilíbrio dinâmico e flexibilidade em bailarinas clássicas”. Como bailarina cursou desde o I até o V Pas de Cuba e hoje volta como professora convidada para a aula inaugural do X Petit Pas de Cuba. Com base em seus conhecimentos como bailarina e agora como cientista do esporte, Beatriz preparou uma atividade lúdica para as nossas pequenas bailarinas, levando em conta além da faixa etária, uma avaliação técnica visando as aulas programadas para o decorrer do Curso Intensivo de Ballet Cubano.


Isabella Freguglia

Isabella Freguglia

Isabella Freguglia concluiu sua formação como bailarina, na Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC), graças a uma bolsa de estudos conquistada em 2011. Nos exames finais, sob a inspeção de sua diretora, Ramona de Saá Bello, Isabella alcança a nota 9.3. Durante sua estadia na ENBC, além de Ramona, teve aulas e ensaios com a Profa Ana Julia Bermudez. Um ano antes, participou em Havana, Cuba, do 11º Concurso Internacional de Jovens Estudantes de Ballet, onde apresentou as variações dos ballets: Paquita, Esmeralda, Corsário e Fada lilás, ficando entre as 6 finalistas. De volta ao Brasil, foi convidada a participar da III Gala Pas de Cuba, encantando os mestres cubanos, com seu virtuosismo e apuro técnico. Em 2012 foi contratada pela Cisne Negro Companhia de Dança para participar da 29ª temporada de Quebra Nozes. De 2007 a 2016 conquistou dezenas de prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais. Atualmente é professora de ballet clássico, com experiência em diferentes faixas etárias e níveis, desde baby class à ballet adulto, na cidade de Piracicaba. Formada em Educação Física, atualmente faz seu Mestrado em Ciências da Atividade Física, na Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientada: por Paula Hentschel Lobo da Costa. (clique na foto para ler o currículo completo)